Católica

A Faculdade Católica de Anápolis, recém criada pela Portaria nº. 220 de 17 de março de 2008, até pouco tempo chamada de FAFISMA - Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo, nasceu do idealismo cultural, trabalho e empenho de S. Excia. Revma. Dom Manoel Pestana Filho para formar as lideranças cristãs e todos os interessados de Anápolis e do entorno.

A Faculdade foi criada e instalada em 15 de Julho de 1995 pela Fundação São Miguel Arcanjo, esta criada em Anápolis, aos 18 de dezembro de 1984, pela Diocese de Anápolis, com o fim de "propugnar pela formação cívica, moral, cultural, educacional, religiosa, artística, literária e científica". Visava imediatamente o serviço de radiodifusão, escolas para a formação de lideranças nos diversos graus, editora e livraria, e entidades similares, plano que engloba, pois, a existência de uma Instituição de Ensino superior - IES como a que ora historiamos.

Esta surge como um esforço de ajudar as nossas gerações a pensar e a se situar no mundo, oferecer aos já formados uma oportunidade de revisão dos próprios valores, reciclagem cultural e científica, preparação séria dos formadores dos futuros cidadãos. Evidentemente, o resultado desses trabalhos poderá abrir a porta a novas realizações.

Obtida a autorização para funcionar por Decreto presidencial de 25 de julho de 1995, seu primeiro vestibular ocorreu em dezembro de 1995 e a primeira turma teve suas aulas nas dependências do Colégio Imaculada Conceição, à rua Leopoldo de Bulhões, transferindo-se o curso para a sede própria em 1997. Em 1o de outubro de 2001, pela Portaria No 2.140, o Exmo Sr. Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, reconheceu o Curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo. Aos 6 de setembro de 2006, pela Portaria MEC 589/2006, o reconhecimento foi renovado.

Até o presente momento, o curso de filosofia da CATÓLICA DE ANÁPOLIS já formou 09 turmas. Desde 2004, a faculdade tem expandido sua oferta de serviços, desenvolvendo programas de Pós-graduação lato-sensu e de cursos seqüenciais de complementação de estudos.

Desde sua criação e funcionamento, a CATÓLICA DE ANÁPOLIS tem sido uma referência na linha de Filosofia junto à comunidade estudantil e leiga da região a que pretende prestar serviço. Não apenas candidatos ao magistério filosófico representam os alunos da CATÓLICA DE ANÁPOLIS, como também profissionais liberais, pessoas com a carreira definida vêm procurando o curso de filosofia como forma de entendimento da existência, compreensão das realidades transcendentais e busca de um ordenamento da esfera dos valores.

A CATÓLICA DE ANÁPOLIS tem promovido semanas filosóficas, culturais, congressos de iniciação científica, onde se têm apresentado conferencistas renomados das mais diversas partes do Brasil e da própria região, tratando de variados temas e assuntos cujo conteúdo tem sido sobejamente apreciado por todos os participantes. Também promove festas culturais envolvendo os corpos docente e discente e a comunidade, estimulando a valorização dos costumes, da cultura e da cidadania cumprindo, assim, um calendário cívico que integra o projeto político-pedagógico, que se associa à atividades de Prática como Componente Curricular.

Também vem sendo marcante, a atuação da Faculdade junto à comunidade em geral, seja promovendo programas em defesa da vida e da família, seja criando projetos via Coordenação do Curso e seus alunos, para tornar o Estágio Supervisionado uma ocasião de autêntico serviço à comunidade escolar. Sua atuação está incrementando a experiência da reflexão filosófica na vida cotidiana dos professores e da clientela a partir do conhecimento da filosofia pura e de sua aplicação na vida prática, seja fazendo-se presente nos debates ocorridos na cidade e no entorno quanto à educação e formação intelectual dos cidadãos.

O patrimônio territorial, sito à Rua Desembargador Vicente Miguel, no bairro Jundiaí, hoje disponível para o desdobramento das ações de extensão foi entregue à Fundação pela Diocese, e lá se construiu um Centro de Treinamento de Líderes - CTL, com instalações para cursos de liderança nas diversas áreas da demanda social, inclusive com internato, uma espécie de "Universidade popular", como fase preparatória para a criação da CATÓLICA DE ANÁPOLIS. Hoje, o CTL reduziu suas áreas de atuação, mas, segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - em vigor, pretende restaurar o projeto primitivo como campo de aplicação e extensão mediante projetos específicos da Faculdade de Filosofia.

Um destes é o Projeto Fé e Razão, que consiste em fazer ir ao ar semanalmente um programa radiofônico de 60 minutos, elaborado com a colaboração de professores-pesquisadores e alunos que ora se iniciam em pesquisa. O conteúdo dos programas é pautado pela presença dos argumentos filosóficos em crônicas sociais e políticas, bem como na divulgação de temas musicais e literários cuja relevância para a cultura brasileira e universal sejam patentes. Assim, a CATÓLICA DE ANÁPOLIS já formou e lançou como semente de transformação da sociedade nove turmas, tendo a primeira colado grau em janeiro de 2000, e hoje se pode considerar plenamente estabelecida em sua missão institucional e projetos dela derivados, em Anápolis e região.

 

Infra-estrutura

 

Na sede da Cidade Jardim, temos 1 auditório para seminários, 11 salas de aula, sendo uma equipada para ofertar cursos à distância. Ainda neste prédio temos a secretaria acadêmica, tesouraria, sala para professores, CPA, atendimento ao aluno, a direção geral, acadêmica e administrativa, biblioteca com mais ou menos 15.000 exemplares, banheiros modernos com instalações para portadores de deficiência física, estacionamento amplo e um laboratório de informática. Além de disso, ainda temos uma lanchonete e xérox que são terceirizadas. A Católica possui no bairro Jundiaí uma extensão de suas instalações, onde hoje funcionam os cursos de pós-graduações, extensões e seqüenciais.

 

Missão Institucional

 

A FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS, baseada no princípio de fidelidade à verdade, ao bem e à beleza tais como têm sido apreciados ao longo da tradição filosófica do Ocidente, possui a missão de estudar, cultivar e difundir a FILOSOFIA PERENE, enquanto disciplina do pensamento compatível com a fé católica e com os valores humanos que sustentam a civilização sobre as bases do Direito natural e das exigências da Caridade, proporcionando um ensino de excelência na formação de profissionais competentes na compreensão e aplicação dos princípios da filosofia perene.

Institucional

Cursos

Formas de Ingresso

Serviços Online

Atendimento

Copyright © 2013 - Faculdade Católica de Anápolis

Provisão Tecnologia