Reflexões dominicais
04/05/2014
Pe. Francoa Costa

Fica conosco, Senhor!

 Fica conosco, Senhor!

Mane nobiscum, Domine! Este foi o título daquela Carta Apostólica que São João Paulo II escreveu um ano antes de morrer. Quem não se lembra do “ícone dos discípulos de Emaús” proposto pela Papa e que norteou o Ano da Eucaristia? Estamos há tão somente uma semana desde a solene canonização do queridíssimo João Paulo II, em Roma. Que acontecimento tão comovente! Ele foi o Papa que a nossa geração conheceu e acompanhou durante tantos anos. Tantas recordações vêm à nossa mente! João Paulo II foi uma dessas pessoas que sabia, de maneira experiencial, que “Cristo é o caminho do homem” e por isso era consciente de que não somos nada sem ele, sem Jesus. Fica comigo, Senhor! Trata-se de uma bela oração, de uma frase altamente significativa para este terceiro domingo do Tempo Pascal.

Fica conosco, Senhor! Que o Senhor permaneça conosco em pleno século XXI, neste ano, porque nós queremos continuar servindo a Deus e a todas as pessoas. “Nós queremos servir a Igreja como ela deseja ser servida”, não conforme os nossos caprichos ou gostos pessoais. Bento XVI nos recordava na homilia na Missa da beatificação de João Paulo II como ele soube descobrir as riquezas do Concilio Vaticano II, como imergiu-se na doutrina conciliar e soube expressá-la de distintas maneiras. “O homem é o caminho da Igreja e Cristo é o caminho do homem”. Quem já não tinha escutado alguma vez essa frase tão significativa?

Estamos a falar de CAMINHO. E andar por um caminho que não se conhece é muito difícil! A Igreja, como entende que o homem é caminho para ela, se sabe e se declara “mestra de humanidade”: há dois mil anos a Igreja Católica tem acompanhado o ser humano, ela sim entende quem é a pessoa humana e sabe o que é melhor para ela. E nós temos que colocar todos os meios para que sejamos mestres em humanidade: aprendamos com a Igreja! É preciso conhecer os nossos semelhantes através da simpatia e do amor, conduzidos pelo Espírito Santo, que nos faz apreciar retamente todas as coisas. O Senhor continua no meio de nós. Para permanecermos sempre com o Senhor, fiquemos sempre na companhia de Nossa Senhora. Ela nos ensinará a estarmos muito unidos à Igreja para podermos, juntos, anunciar a alegria do Evangelho, como nos exortou há pouco o nosso amadíssimo Papa Francisco.

Institucional

Cursos

Formas de Ingresso

Serviços Online

Atendimento

Copyright © 2013 - Faculdade Católica de Anápolis

Provisão Tecnologia